terça-feira, 4 de junho de 2013

História da Matemática

   Devemos associar os conteúdos à sua história, pois através dela o aluno conseguirá dar significados aos conteúdos abordados, entendendo as mudanças ocorridas ao longo do tempo.
  Portanto, devemos aproximar as histórias desses conteúdos à realidade de nossos alunos, no sentido de utilizar uma linguagem apropriada, exemplos mais significativos visando a atualidade.

4 comentários:

  1. é conhecendo a história da matemática que os alunos percebem a necessidade dela para nosso progresso.

    ResponderExcluir
  2. Em minhas aulas, percebo que os alunos se mostram muito mais interessados quando mostramos o significados e a história por trás daquele conteudo.

    ResponderExcluir
  3. A História da Matemática deve ser o condutor que direciona as explicações dadas aos porquês da Matemática, e ainda, propiciar o entendimento de que o conhecimento matemático é construído historicamente.

    ResponderExcluir
  4. Desde muito cedo, ainda quando criança já entrou em contato com a escrita, pois adorava ler contos e historias, fabulas e parlendas, sem contar a imensa paixão pelas historias em quadrinhos. E por muito ler, aprendi a amar a escrita, pois como lia muito aprendia e enriquecia meu vocabulário.
    Ainda hoje, mesmo depois de tanto tempo, e ainda por cima sendo professora de Matemática, continuo a me deliciar com os livros, escrevo cartas a modo tradicional porque adoro esse contato com o lápis e o papel...
    Indico muito aos meus alunos livros, para que assim como eu, desde cedo possam amar e se interessar pela escrita e pela leitura!
    Tudo o que aprendo e aprendi, dependeu de um passado que foi semeado com muita leitura e interpretação.
    Abraços....

    ResponderExcluir