terça-feira, 18 de junho de 2013

Estou postando meu plano de aula, podem de dar sugestões....
PLANO DE AULA

TEMA: Números e operações
CONTEÚDO: Números Racionais e suas diferentes representações: frações, números decimais e porcentagem
PÚBLICO ALVO: 7º ano – 6ª série
TEMPO PREVISTO:  1º bimestre 
OBJETIVOS:
·         entender o conceito dos números racionais em seus diversos contextos;
·         reconhecer o uso dos números racionais em seu cotidiano;
·         estabelecer relação entre conceitos e linguagens: frações/decimais/porcentagem;
·         saber identificar e reconhecer informações numéricas envolvendo frações e decimais em contextos diversificados.
·         resolver problemas que envolvam noções de porcentagem
ESTRATÉGIAS:
Levantamento prévio do conhecimento dos alunos sobre números racionais, frações e porcentagem.

Após a utilização das atividades do caderno do aluno volume1, situação de aprendizagem 2, que vem de encontro com o objetivo da aula, faremos um aprofundamento com texto sobre ICMS,

ICMS é a sigla que identifica o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. É um imposto que cada um dos Estados e o Distrito Federal podem instituir, como determina a Constituição Federal de 1988.
Para atuar em um ramo de atividade alcançado pelo imposto, a pessoa, física ou jurídica, deve se inscrever no Cadastro de Contribuintes do ICMS. Também deve pagar o imposto a pessoa não inscrita quando importa mercadorias de outro país, mesmo sem habitualidade ou intuito comercial.
Esse imposto pode ser seletivo. Na maior parte dos casos o ICMS, que é embutido no preço, corresponde ao percentual de 18%. Entretanto, para certos alimentos básicos, como arroz e feijão, o ICMS cobrado é de 7%. Já no caso de produtos considerados supérfluos, como, por exemplo, cigarros, cosméticos e perfumes, cobra-se o percentual de 25%.
O ICMS é um imposto não cumulativo, compensando-se o valor devido em cada operação ou prestação com o montante cobrado anteriormente. Em cada etapa da circulação de mercadorias e em toda prestação de serviço sujeita ao ICMS deve haver emissão da nota fiscal ou cupom fiscal. Esses documentos serão escriturados nos livros fiscais para que o imposto possa ser calculado pelo contribuinte e arrecadado pelo Estado.
Para o Estado de São Paulo, o ICMS é a maior fonte de recursos financeiros e, para que o governo possa atender adequadamente às necessidades da população, é importante que o cidadão exija sempre a nota fiscal ou o cupom fiscal e que esteja atento para defender o uso adequado dos recursos públicos.
FONTE: SECRETARIA DA FAZENDA
ICMS é a sigla de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, e é um imposto brasileiro, e cada estado possui uma tabela de valores.
O ICMS está presente na Constituição Federal de 1988, e somente os governos dos estados podem instituí-lo ou alterá-lo. O objetivo do ICMS é apenas fiscal, e o principal fato gerador é a circulação de mercadoria, até mesmo as que iniciam no exterior. O ICMS incide sobre diversos tipos de serviços, como telecomunicação, transporte intermunicipal e interestadual, importação e prestação de serviços, e etc.
Todas as etapas de circulação de mercadorias e em toda prestação de serviço estão sujeitas ao ICMS, devendo haver emissão da nota fiscal. Em alguns estados, o ICMS é a maior fonte de recursos financeiros.
O imposto não incide sobre qualquer operação com livros, jornais, operações que destinem ao exterior mercadorias, operações relativas a energia elétrica e petróleo, operações com ouro, operações de arrendamento mercantil, e etc.
Com os alunos em uma grande roda (plenária) faremos a  leitura, analise e debate do texto. Logo após esta etapa pedirei para que os alunos se dividam em grupos (6 grupos de 5 ou 6), assim cada grupo terá um foco de pesquisa que poderá ser feita via internet ou de campo. Os grupos deverão pesquisar sobre o quanto de  ICMS é cobrado sobre os produtos:
·         grupo 1 : da cesta básica
·         grupo 2 : de limpeza
·         grupo 3 : de higiene pessoal
·         grupo 4 : frios e embutidos
·         grupo 5 : bebidas
·         grupo 6 : doces e biscoitos
Após pesquisa, os grupos deverão fazer um cartaz contendo o foto do produto, seu valor, o valor de ICMS cobrado, e seu valor sem o ICMS.
Para finalizar, novamente os alunos em plenária farão exposição de seu cartaz informativo para os outros grupos.

RECURSOS MATERIAS:  lousa, giz, caderno do aluno, folhas com texto ICMS, sala de informática, cartolina, panfletos de mercado com fotos dos produtos, canetão.


AVALIAÇÃO:
·         A avaliação será continua e sistemática.
·         Será avaliado o desempenho do aluno nas atividades em sala de aula individualmente e sua participação no grupo



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