segunda-feira, 17 de junho de 2013

PLANO DE AULA
Bloco temático: Números e Operações
Conteúdo: Números racionais
Objetivo geral:
  • Compreender a relação entre o numero racional e suas representações, sabendo realizar de modo significativo as operações com números racionais em diversas situações problema
Objetivos específicos:
  • Reconhecer que os conjuntos numéricos iniciam-se com os naturais.
  • Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
  • Identificar que os números racionais possuem parte decimal finita, com exceção das dizimas periódicas.
  • Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações matemáticas.
  • Resolver problemas que envolvam porcentagem;
Justificativas:
 - Levá-los a reconhecer a importância dos números racionais em situações cotidianas, como porcentagens, trabalhar com dinheiro, comércio, receitas culinárias, tornando-o apto a resolução de situações problemas;
Procedimentos:
-Retomar ideias a partir do conhecimento numérico do aluno, tanto do ponto de vista conceitual quanto do ponto de vista das operações com números.
-Leitura e escrita de texto individual ou coletivo sobre a evolução dos conjuntos numéricos
- Mediar/exemplificar o conteúdo;
- Desenvolver atividades focando situações-problemas;
- Elaborar listas de exercícios que contemple competências e habilidades cognitivas;
 -Vídeos como recurso complementar;
- Realizar atividade recreativa com enfoque no conteúdo ou situação aprendizagem com o material Cruise naire, material dourado, fracionando, etc.
- Realizar análise de informações em jornais, revistas e recortes de notícias, gráficos e tabelas.
O recurso matérias e tecnológicos:
- Materiais: lousa, giz, livro didático, material dourado, tangram, jornais, revistas, recortes de notícias, material Cruise naire;
- Tecnológicos: CD fracionando, jogos + mat., internet , Datashow e vídeos.
Avaliação:
- O aluno será avaliado contínua e diariamente, através de observações do professor em seu desenvolvimento em sala de aula. Também através de trabalhos em grupo, acompanhamento de atividades extraclasse e avaliações individuais;

Nenhum comentário:

Postar um comentário